-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Compre de quem faz: Onde comprar hand made? (Dicas de lojas amores)

sábado, 17 de outubro de 2015

Compre de quem faz: Onde comprar hand made? (Dicas de lojas amores)

     Oi genti, faz tempo que não escrevo aqui, mas não morri. Hoje vim falar de algumas lojas que trabalham com o conceito hand made, que eu super apoio! Quero muito que o movimento compre de quem faz cresça, então vim fazer a minha parte, dar a minha opinião e divulgar algumas lojas incríveis!
     Sobre o movimento, eu comecei a me interessar nele recentemente. Antes eu sempre comprava em lojas fast-fashion ou no centro, por ser mais barato, mas nunca tinha realmente pensado de onde vinham as roupas, quem as fazia, etc. Claro que eu via as etiquetas com "made in vietnam" e outros, mas não sabia o que significava. Pesquisando mais, vi que a grande maioria das lojas em que eu comprava usam trabalho escravo em parte do processo, ou pagam muito pouco para quem produz os produtos. Isso me fez pensar, e como alguém que também vende coisas por conta própria, decidi que ia apoiar as lojas independentes e faz muito tempo que não compro mais em lojas como Zara, Forever 21, etc.
     Porém muitas das lojas independentes, de produtos feitos à mão, tem um preço maior, pelo trabalho, e pouca tiragem. A dica é comprar peças em brechós e bazar, porque além de ser barato, você ajuda com o "zero waste", isto é, zero desperdício, comprando roupas que poderiam estar no lixo. O legal é fazer a ida ao brechó um momento gostoso. Garimpar e depois tomar um sorvete... é bem divertido quando você faz aquele achado! Aí, de vez em quando, investir naquele sapato lindão que você sempre quis - tipo eu com o Insecta Shoes, já falo deles!. Se você for privilegiada, apoiar sempre esses tipos de loja é bem daora, hahaha.
     Agora às lojas! Muitas delas conheci pelo Instagram, e até já falei de algumas nesse post. Todas são brasileiras (movimento #feitonobrasil) e seguem o conceito artesanal, muitas são veganas e sustentáveis <3


  • Insecta Shoes: "Insecta Shoes são sapatos ecológicos, artesanais e veganos, feitos com a reutilização de roupas usadas e a reciclagem de garrafas de plástico descartadas. Nossa palavra-chave é o reaproveitamento: aumentar a vida útil do que já existe pelo mundo. Através de um processo artesanal, transformamos em sapatos as peças de roupa vintage que garimpamos, além das garrafas de plástico recicladas. Os mais diversos tecidos e estampas daqueles modelitos abandonados no passado viram botas e oxfords veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal."
  • Gioconda Clothing: "Gioconda é a mulher de espírito livre e alma antiga. Sua indumentária folgada e versátil foge ao frio mercado da moda. Sua produção escapa à urgência da cidade para conectar com o tempo analógico, através das relações mais pessoais e orgânicas, unindo o trabalho com a preguiça. Gioconda faz roupas com o conceito do conforto, com tecidos e acabamentos naturais, preocupando-se com a leveza e o bem-estar."
  • Maria Tangerina: "Além de fazer as bolsas lindas e de qualidade nós também nos preocupamos com algumas coisinhas que nós achamos super importante dividir com vocês. Praticamos o comércio justo, local, consciente e livre de crueldade.[...]"
  • Yellow Factory: "[...]Criar uma marca com um conceito diferencial, com uma modelagem, escolha de materiais e design diferenciados foi a minha intenção desde então. Busco sempre inovar a YF, desde os sapatos até o design visual da loja, tags e fotografias. Provavelmente o que você vai ver aqui, você não verá em nenhum outro lugar, isso porque tudo aqui é bem exclusivo da marca. [...]"
  • Maria Nuvem: "A Maria Nuvem surgiu em 2013, pensada pequena, apenas para um bazar entre amigas. Depois disso, como nuvem, foi agregando amor pelo movimento e leveza e acabou crescendo. Hoje, a marca é um misto de beleza, fantasia e magia captada dos lugares por onde passa. Seu objetivo é trazer frescor para o dia-a-dia com cortes leves e estampas suaves."
  • Art Brasilis: "A Art Brasilis é um projeto que surgiu com a ideia de difundir a cultura brasileira no exterior meio de produtos que unem artesanato brasileiro+design. A paixão por peças artesanais e com identidade cultural brasileira move nosso projeto, e foi nosso ponto de partida. Acreditamos que a união de contrários, de técnicas artesanais com técnicas contemporâneas, proporciona uma mistura única. Misturar para somar é a filosofia!"
  • Miolito: "Nós somos Cajila Barbosa e Felipe Nanni. Juntos, criamos a Miolito, uma marca de cadernos artesanais, coloridos, alegres e lindos! A Miolito nasceu no final de 2013, em Salvador-BA e atualmente o nosso ateliê está localizado na cidade de Curitiba-PR. Desde que fundamos a marca, buscamos criar peças que inspirem e encantem as pessoas criativas desse mundo!"
     Essas são as lojas que conheço e acho lindas. Se vocês quiserem recomendar outras que seguem nessa linha, deixem nos comentários!



2 comentários:

  1. Que saudade que eu tava desse blog <3
    amei as dicas tanto as da loja com a de fazer achados no brechó pra conseguir comprar nessas lojas hahaha
    já to com todas abertas no navegador
    Beijos
    http://plants-arefriends.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Otima dica
    https://mundominimalistablog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥