-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Lápis e Papel: Meus materiais + dicas de marcas + onde comprar

domingo, 11 de janeiro de 2015

Lápis e Papel: Meus materiais + dicas de marcas + onde comprar

     Oi galere, à pedido de muitos vim fazer um post bem detalhado sobre todos os meus materiais de desenho, com dicas de que marca comprar, onde comprar, etc.
     Como o post ficou gigantesco, se quiser continuar lendo, clique lá em baixo.

     Vou começar com os básicos. Eu tenho esse estojo que tem os lugares para colocar os lápis e tudo mais. Acho bem prático. Ganhei o meu de aniversário anos atrás então não lembro do preço.
     Os lápis que eu comprei são os da Staedtler e KOH-I-NOOR, em B, 2B, 4B e 6B. Depois de testar ambos, eu preferi muito mais o da Staedtler, é mais macio. Para iniciantes que não querem gastar muito dinheiro com lápis, o da Faber Castell é bom, mas nunca use Bic, hahaha.
     Já testei canetas nanquim de 3 marcas. Todas são boas, mas a ordem de preferência minha é: Micron, Staedtler e uniPIN. Todos esses não borram com água depois que secam, então gosto muito de usá-los para desenhar e depois pintar com marcadores ou aquarela.
     Antes usava canetas fines qualquer e borravam.
     Um ótimo material para preencher muito espaço ou fazer sombras é o grafite integral. Ele é inteiro de grafite. Comprei 4B e 6B. Só comprei dessa marca então não vou comparar.


     Uma borracha que uso muito é essa fina, para apagar detalhes. Vende refil, então é bem legal. Já usei uma dessas da Mercur e é péssima ok?
     Já usei vários tipos de borracha, é só comprar uma macia, de preferência aquelas "plastic". A Staedtler, Mono, Pentel e Y.E.S. são boas.
     O limpa tipos foi um material que não achei muita utilidade ainda. Serve para limpar excesso de grafite sem borrar, apertando a borracha sobre a parte desejada. Não tenho muito o que falar ainda.
     Agora esse material foi perfeito para mim. O esfuminho serve para esfumar grafite. Uso muito para fazer sombras. Antes usava o dedo e fazia a maior sujeira!
     Antes, não gostava nem um pouco de pintar coisas com lápis de cor. Mas depois que descobri que o lápis de cor aquarelável não serve só para aquarelar, mas para pintar também, virei mais amiga. Acho esses da Staedtler muito boas, mas as da Faber Castell também são.
     Falando em aquarela, comecei a gostar de usar o material, então comprei o estojinho de 24 cores da Pentel. Nunca usei de outra marca, então não posso comparar. Mas gosto bastante desse. Só preciso comprar cansons grossas o suficiente para não enrugar.
     E se você é preguiçosa e não gosta de sempre encher um copinho de água para usar a aquarela, esse pincel é perfeito. Você coloca água no refil e aperta de leve para ir para o pincel, que é de nylon.

     Agora vou falar das canetinhas, que todo mundo sempre pergunta sobre:
     As minhas preferidas são a da Promarker, mas como são muito caras, me contento com essas da Bic. Depois de gastar muitas canetas, comprei outro estojo de 36 cores. As canetas da Bic são boas, mas tem 1 ponta só, média, então para preencher espaços grandes é meio complicado, pode ficar marcado.
    As minhas preferidas são a da Promarker, tem 2 pontas, uma chanfrada para áreas grandes e outra fina. Só que a faixa de preço é uns R$15 cada. Eu comprei um estojo de 12 cores e fui comprando outras separadas. Acabei montando um estojo personalizado das cores que mais uso.
     Também comprei para experimentar o FlexMarker da Letraset também (mesma da Promarker), que é mais caro que a Promarker. A diferença que é uma das pontas é chanfrada e outra é anatômica, parece um pincel mesmo, tipo delineador sabe? É bem gostoso de usar.
     Essa foi uma caneta que minha mãe comprou para usar em uma coisa e me deu depois. É metálica da POSCA, é bem caro, uns R$30. Você aperta atrás e sai a tinta. O pincel é feito de cerdas soltas. Tenho outra caneta metálica, da Bic Marking, é boa também, mas o dourado é mais para esverdeado.
     Outras canetas marcadoras que comprei para testar foram essas da TOMBO. Não gostei muito, porque não é bem pigmentado e fica marcado. Mas tem uma ponta fina e outra anatômica.
    Quando procurava for uma Bic Marking preta que vinha no estojo e não achava em lugar nenhum, comprei esse para testar, porque é bem baratinho, uns R$4. É bom, porém o tom de preto é diferente, meio azulado. É ótimo para preencher espaços grandes, mas a tinta acaba bem rápido. Sei que vende refil.
     Comprei essa caneta fina branca para pintar sobre superfícies escuras, achei meio aguado. Acho que ainda preciso usar mais, porque uma menina usa e fica bem branco. Parece um branquinho, mas mais preciso.
     Também tenho o nanquim puro. Nunca testei de outra marca, mas a moça da loja recomendou esse:
     Depois de me divertir com o estojo de 12 cores de giz pastel oleoso, resolvi comprar um maior. O da Pentel é bem baratinho e muito bom. Pena que acabam rápido porque gasta muito quando pinta.
     Alguns anos atrás gostava de pintar com acrílica, seca rápido e fica meio plastificado, depois comprei a tinta a óleo, e gostei, mas não pratiquei muito ainda. Só usei as da Acrilex.
     Alguns materiais que comprei/ganhei mas ainda não usei direito são esses:
     
     Agora para os desenhos, eu gosto de usar canson. Não sei direito sobre as marcas e tal, mas gosto muito dessa. E para pintar, quanto maior a gramatura, melhor. Se for só desenhar, a de 200 está boa.
     Para guardar os desenhos, uso essa pasta com plásticos. Os desenhos grandes ficam espalhados pelo quarto, haha.
     É sempre bom treinar e rascunhar em caderninhos. Carregue para todos os lugares! Eu comprei para mim 3 da Cícero e 2 da Canson. Gosto demais dos da Cícero porque a capa é bonita, hahaha. O papel é fino, então aquarela enruga demais. Porém é ok para grafite, canetas, etc. Já a da Canson, o papel é canson, mas não gostei tanto assim. Acho que prefiro fazer esboços em papel fino e trabalho mesmo em canson separado.

     Ok, depois de tudo apresentado, onde comprar?
     Eu compro na Papelaria Universitária. Não é sempre o melhor preço, mas é perto de casa e tem de tudo o que você quiser. De vez em quando rolam umas promoções ótimas. 
     Se você quer economizar ao máximo, sugiro comprar fora. O segundo estojo de canetas da Bic comprei pelo Amazon, foi uns R$30 reais mais barato e não encontrava o estojo em nenhum lugar. Chegou rápido e em perfeito estado. Sei que na Amazon vendem quase todos os materiais que citei, então pretendo comprar mais por lá.

     Acho que é isso, se eu esqueci de falar alguma coisa, ou tiverem alguma dúvida, sugestões, etc, deixem nos comentários!   
     Espero que esse post tenha sido útil para vocês que gostam de desenhar ✌ 
     Bezos



























6 comentários:

  1. Que demais esses materiais! Tô para comprar uma caneca nanquim e aquarela, caiu como luva esse post. Sonho ter tudo isso de material, um dia quem sabe!

    garotasederivados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei pacas pra juntar dinheiro e comprar tudo, pouco a pouco. Muitos também foram presentes porque né, ahhaha

      Excluir
  2. Que sonho, não somos muito de desenhar, só a Isa que gosta bastante e fazia alguns de moda, mas agora não faz mais tantos assim.

    Blog: http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com/
    Canal No Youtube: https://www.youtube.com/user/alemdapenteadeira/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem no começo fazia de moda também, até queria fazer Moda! Haha :P

      Excluir
  3. Eu desenho bem com o que tem em casa, mas tenho muita vontade de investir em material. Quero caneta nanquim e lápis aquarelável pra começar ♥

    tofalandoisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caneta nanquim foi uma das melhores coisas que conheci heuehueh

      Excluir

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥