-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Chit Chat: A escolha do curso e da faculdade

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Chit Chat: A escolha do curso e da faculdade

     Todos adolescentes, principalmente os que estão no terceiro ano do Ensino Médio, sabemos como é difícil escolher a faculdade e muito mais o curso que vamos fazer. Afinal, será a profissão que trabalharemos no decorrer de nossa vida.
     Uma das coisas que mais recomendo para se conhecer a carreira, são as “Feiras de profissões”. Algumas universidades tem as próprias feiras que acontecem dentro da própria faculdade, já outras, tem um espaço reservado e montam seus “stands”, onde estudantes da área conversam com os visitantes e trocam informações. Além disso, muitos profissionais dão palestras sobre determinados assuntos relacionados com as profissões, como por exemplo, áreas de atuação.
     No último ano do Ensino Médio tive a oportunidade de ter aulas de “Direção profissional”, com uma psicóloga, que orientou quem estava na dúvida entre duas profissões ou mais ou quem não fazia ideia do que cursar. Fizemos diversas atividades, pesquisas, testes.
     Sempre pensei em fazer alguma coisa relacionada a “Ciências Humanas”. Na verdade, tive muita dificuldade com matemática, física e química no primeiro ano do Ensino Médio, depois me esforcei muito e consegui me adaptar. Percebi então, que quando você se esforça, pode se dar bem em qualquer área. Por isso, meu simples conselho é não fazer algo só “porque tem facilidade” mas sim, porque você gosta. Porque quando uma pessoa faz o que tem prazer, o processo e o resultado serão os melhores.
     Na verdade, escolhi um curso ligado a “Comunicação e Artes”. Desde cedo, eu queria cursar uma universidade pública, porém o curso que eu escolhi é melhor em uma particular. E além disso, tenho a vantagem de ser em uma cidade ao lado da que eu moro.
     Ainda estou no primeiro semestre de Cinema, então não tenho tanta experiência assim, mas a faculdade oferece diversos projetos para ajudar com isso.
     Muitas pessoas não valorizam tanto os profissionais artísticos, ou encaram a profissão como “hobby”, eu sinto muito pela ignorância de todos eles, que não percebem que o mundo inteiro está cercado por arte. 
     Quem faz arte é porque ama, e nada é mal feito quando se tem amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥