-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Lápis e Papel: Como desenhar copiando fotos (desenho de observação)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Lápis e Papel: Como desenhar copiando fotos (desenho de observação)

     Oi pessoal, tudo bom?
     Hoje vim falar de como eu faço para copiar fotos. Muitas vezes eu acho uma foto legal no tumblr, que acho que vai complementar minhas técnicas de desenho ou que são só legais mesmo, e desenho/copio elas.
     Como acho que essa coisa de copiar de foto ajuda muito a aperfeiçoar seu desenho, porque é como um desenho de observação, só que não mexe, resolvi dar umas dicas minhas para vocês que também curtem rabiscar.
     1. Analise a foto: sombra, luz, detalhes, fundo (você vai fazer o fundo ou vai fazer só o principal?)...
     2. Tenha vários materiais para ajudar: lápis (HB, 4B-6B, lapiseira, borracha que diferentes tamanhos, régua - pode ajudar a passar as proporções corretas, mas eu não uso - e tudo o que eu falei nesse post).
     3. Não comece com uma parte só, fazendo todos os detalhes. Ex: não comece fazendo o olho todo direitinho e depois percebendo que não está na proporção correta.
     4. Comece pelo todo. Pegue o lápis HB e de leve faça um esboço sem detalhes (mais contornos) de todo o desenho, assim você consegue ver o resultado final e caso não for do agrado, não precisa apagar muito e não marca a folha.
     5. Depois do esboço estiver bom, comece fazendo um contorno mais firme do desenho e apagando as linhas que errou ou estão tortas do esboço.
     6. Comece com as sombras e luzes. Pinte bem de leve com o lápis (os 4B-6B borram mais) as partes sombreadas de todo o desenho e depois borre com o dedo de leve também. Para as sombras mais escuras você vai repetir o processo no local até escurecer mais. Caso tenha borrado em lugar de luz, é só passar a borracha e borrar o contorno só para não ficar óbvio.
     7. Depois das sombras, comece a fazer os detalhes. Para o cabelo eu recomendo usar um lápis forte. Faça os fios, borre e depois reforce os fios com lapiseira.
     8. Ao terminar tudo isso, veja o resultado final e faça os ajustes necessários.


Essas foram as minhas dicas, espero ter ajudado vocês! 




5 comentários:

  1. Primeira vez passando por aqui e já adorei!
    E sério, sempreeee tento copiar fotos assim, mas é #fail total, HAHAA, adoro desenhar, por sinal.
    Obrigada pelas dicas, vou segui-las e ai te falo se deu certo comigo, pode ser? :)

    Beijos!
    Gabi (regimedebeleza.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahha, seja bem-vinda :)
      Claro, pode até me mostrar o desenho se quiser, eu ia adorar!
      Beijos

      Excluir
  2. olá meu nome é israel eu gosto muito de desenhar enbora seja nos palinhos kkk me identifiquei com seu blog mas não consigo desenhar uma foto poderia me ajudar ?

    facebook: Israel Renato Curuja obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Israel, como eu poderia ajudar?
      Para desenhar fotos, se você não consegue de jeito nenhum, recomendo copiar por um papel vegetal, para aprender as proporções e tudo mais. Depois tente copiar só olhando a foto.

      Excluir

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥