-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Livros: Poesia para amar

sábado, 9 de novembro de 2013

Livros: Poesia para amar

     Esses dias estou lendo muita poesia. Sei que muuita gente odeia e acha chato ou difícil, mas não é bem assim né? Hehe. Hoje vou recomendar 10 livrinhos de poesia que eu gosto, para tentar estimular vocês a gostar desse tipo de escrita, yey.
     Também pedi ajuda para uma amiga que gosta de poesia, os com * foram indicações dela.
     Muitos livros são de quando eu era menor e talvez não estejam a venda, mas podem ser encontrados em sebos ou em edições mais recentes.

     - Ou isto ou aquilo - Cecília Meireles: Ela era a minha admiração quando pequena, porque sempre adorei os poemas dela. Desse livro, eu gosto do "Ou isto ou aquilo", "A bailarina". É ótimo para introduzir crianças à leitura, porque tem desenhos lindos e temas bonitos.


     - Caminho da Poesia - coletânea de vários poetas: Nele você pode ler um poema de vários autores e ver se mais ou menos como ele escreve, para então, comprar um livro dele. É bom para crianças também e é legal porque você pode dar uma experimentadinha de tudo: Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski, Ferreira Gullar...


     - As múltiplas faces de Fernando Pessoa ou qualquer livro de poesia dele, como O guardador de rebanhos e outros poemas: Eu adoro o Fernando Pessoa e os poemas modernistas dele. Meu heterônimo preferido talvez seja o Álvaro de Campos, não tenho certeza. Esses livros são mais complexos e profundos e precisa-se de um conhecimento prévio de alguns assuntos para entender, então recomendo para o pessoal do colegial ou adultos.


     - A caligrafia de Dona Sofia - André Neves: É um livro super fofo com uma história bonitinha também, que mistura uma narração com vários poemas e trechos de vários poetas brasileiros. Acho um jeito bem divertido de chamar alguém que gosta de histórias para a poesia.


     - Toda Poesia* - Paulo Leminski: Ainda quero muito ler esse livro, socorro gente! Mas aposto que é muito legal. Minha amiga disse que é bem fofo e outra disse que são poemas bem zen <3. Peguei as fotos da Just-Carol, porque não tenho o livro ainda.


     - Nova Antologia Poética* - Mário Quintana: Também não li, mas parece ser legal. Minha amiga disse que ele usa coisas cotidianas para fazer o leitor pensar sobre qualquer coisa = tudo.


     Ainda estou com muita vontade de ler o Sentimentos do Mundo, que por sorte, também está na lista da Fuvest, algum livro dos irmãos Campos e também do Oswald de Andrade, só não sei quais... Vocês leram algum e recomendam?










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥