-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Livros: Meu amor pelas “Crônicas de Nárnia"

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Livros: Meu amor pelas “Crônicas de Nárnia"


     Quem nunca ouviu em Aslam e nos irmãos Pevensie, não sabe o que está perdendo. As histórias ficaram mais famosas por causa dos filmes, eu mesma conheci por causa da primeira franquia cinematográfica: “As Crônicas de Nárnia – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa”. 
     Lembro que na semana da estreia, fui ao shopping comer no McDonalds (e era um dia friozinho e chuvoso, como eu gosto) e o “brinde” eram os personagens, adorei na hora e o banner do filme me incentivou ainda mais. Todos os livros já foram publicados no Brasil e já três filmes já foram lançados, o quarto foi anunciado esses dias (e se chama “A cadeira de prata”).

     A ordem “cronológica” das crônicas e também o modo como estão publicadas nos livros é essa (1) O Sobrinho do Mago; (2) O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa; (3) O Cavalo e Seu Menino; (4) Príncipe Caspian; (5) A Viagem do Peregrino da Alvorada; (6) A Cadeira de Prata; e (7) A Última Batalha.



     Resumo das Crônicas

     1.Conta a criação de Nárnia por Aslam, e como começaram as idas e vindas de crianças do nosso mundo até ela, bem como a origem do armário mágico.

     2.Neste livro são narradas as aventuras dos quatro irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que fugindo dos bombardeios a Londres durante a II Guerra Mundial, vão até a casa de um professor que morava no campo. Lá encontram, dentro de um guarda-roupa (cuja origem é revelada em O Sobrinho do Mago), uma passagem que liga nosso mundo ao mundo de Nárnia.

     3.A história deste livro se passa na época de ouro de Nárnia, durante o reinado dos quatro irmãos Pevensie.O livro nos narra a história de Shasta, que vivia na Calormânia com um pescador que o havia encontrado em um barco quando era apenas bebê. Certo dia um tarcaã (cavaleiro nobre da Calormânia) vem visitá-los e deseja comprar Shasta como escravo. Nesta altura, Shasta descobre que o cavalo do Tarcaã na verdade é um cavalo falante de Nárnia que está decidido a fugir de volta ao seu país de origem.

     4.Neste livro são narradas as aventuras dos antigos reis e rainhas de Nárnia que voltam a esta terra magnífica a cerca de 1300 anos no tempo de Nárnia (um ano em nosso mundo) depois de terem deixado-o no final do livro O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. No período em que os quatro irmãos Pevensie (os Antigos Reis) estão fora de Nárnia, esta é invadida pelos telmarinos.

     5.Este livro narra as aventuras de Lúcia e Edmundo, juntamente com o primo Eustáquio e o agora rei Caspian, a bordo do navio Peregrino da Alvorada. Juntos têm a missão de saber o que aconteceu com os sete fidalgos que foram enviados para desbravar o oceano oriental por Miraz, tio de Caspian, conforme é narrado em Príncipe Caspian.

     6.É o primeiro livro por ordem de publicação que não conta com a presença de qualquer dos irmãos Pevensie. Neste livro está narrada somente a volta de Eustáquio até Nárnia na companhia de sua amiga Jill Pole. Desta vez eles conseguem ir até Nárnia através de um velho portão nos fundos da escola onde estudavam.Eles chegam em Nárnia 70 anos depois da aventura vivida em A Viagem do Caminheiro da Alvorada, quando o rei Caspian já era muito idoso e estava em busca de seu filho, o príncipe Rilian, perdido nas terras ao norte de Nárnia.

     7.Neste livro, se narram os últimos dias de Nárnia quando Tirian era rei em Cair Paravel. Tudo começa quando um velho macaco chamado Manhoso (que vivia no lado ocidental de Nárnia), juntamente com um burro chamado Confuso, encontram uma pele de leão. Fazendo grandes planos, o macaco veste o seu amigo burro com a pele de leão, e passa a propagar as falsas notícias de que Aslam teria voltado e que ele seria o seu porta-voz.


     Foram histórias (principalmente como literatura) que me marcaram muito. É considerado um livro infantil, mas isso não importa, porque “por dentro” dessas histórias existem mensagens que só pessoas mais velhas conseguiriam realmente entender. Minha crônica preferida é “A viagem do peregrino da Alvorada”.  


     PS. Os filmes foram lançados na ordem em que é recomendado ser lido recomendação de leitura, ou seja, (1) O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, (2) Princípe Caspian, (3) A viagem do peregrino da Alvorada, (4) A cadeira de prata, (5) O cavalo e seu menino, (6) O sobrinho do mago e (7) A última batalha.
     Assim, a história do surgimento de Nárnia e de seus habitantes fica para o final.

     PS2. O elenco mudou a partir do terceiro filme, porque depois de uma certa idade as crianças já estão crescidas e já aprenderam o que deveriam em Nárnia e não podem mais voltar.




Um comentário:

  1. Oie, tudo bem?

    vim convidar você para participar do "Follow Friday" http://www.fashionebella.com.br/2013/10/follow-friday-1.html

    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥