-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Como criar um blog/Tudo sobre ter um blog

domingo, 22 de setembro de 2013

Como criar um blog/Tudo sobre ter um blog

     Oi pessoal, estou aqui para falar de tudo (que sei) sobre ter um blog. Conheço várias pessoas que querem ter um e ficam na dúvida se vale a pena, como que funciona e tudo mais.


     Antes de tudo, acho que não adianta criar um blog se o seu objetivo é ganhar dinheiro. Você precisa querer outra coisa, seja ter um espaço seu para escrever ou passar informações legais para leitores.

     1- Plataforma: Tem vários jeitos de criar um blog na Internet e você pode escolher qual achar melhor: o Blogger (que eu uso e gosto bastante), Wordpress, Tumblr... Recomendo só ter domínio (.com.br, .org...) quando tiver certeza que quer mesmo, um número x de leitores e dinheiro de sobra.
     2 - Assunto/URL/Nome: Decida o assunto sobre o que vai falar no blog, mas não precisa se limitar. O meu por exemplo, fala de tudo que eu gosto. Para o nome e URL, acho legal pensar bem antes de colocar, porque vai ser tipo a vida do blog (#exagerando). Quando tiver algumas opções, pesquise no google para ver se não tem urls/nomes parecidos demais ou iguais, e enfim, salve. Use uma URL fácil para facilitar o acesso dos leitores. Ex: não use: http://egausnnndllauishfpakeams.blogger.com
     3 - Layout: É muito importante, e muitas vezes, fator que faz um leitor ficar ou não no seu blog. Se não tem dinheiro ou capacidade para pagar ou fazer um layout legal, faça como eu: use um do sua plataforma (gratuito) e personalize do seu jeito!
     4 - Para ter sucesso: Postar todos os dias (ou quase todos) e tentar caprichar em todos os posts. Crie, não copie e cole, use fotos suas. Fale para amigos e familiares do blog, crie redes sociais, comente em outros blogs, mas por favor não fique comentando: "por favor me segue, eu sigo de volta, bjsjjsjsj", credo.

     Minha experiência:
     Já tenho quase 2 anos de blog. E me mantenho bem anônima (sei que se não, as chances de ter mais leitores é maior, mas optei por isso) e nem contei para amigos e familiares, o povo foi descobrindo com o tempo, hahaha.
     No começo (que vergonha) pegava imagens do google e colava, e se você ver os posts antigos, nenhuma imagem está disponível, durdhs. Então recomendo salvar a imagem no pc primeiro, e depois postar.
     Tive nas primeiras semanas uns 10 acessos diários (eba!), mas com o tempo foi crescendo. Criei as redes sociais também. O bum de acessos aconteceu pela primeira vez (uns 3000 por dia) quando uma foto minha apareceu no blog da Bruna Vieira (valeu Bru!), o que fez muita gente ficar acompanhando o Essas Frescurites diariamente. Como postava muitos tutoriais, acabei criando uma conta no Pinterest e craftgawker, o que me fez ganhar leitores de outros países.
     Gosto bastante de blogar, embora às vezes não tenha tempo ou ideias para criar posts novos, tento atualizar sempre. Raras vezes pensei em deletar o blog por que: queria entender porque fazia isso (a resposta é: porque eu gosto), estava com problemas pessoais ou muito ocupada e estressada com a escola/provas.
     É claro que nem tudo são flores e perfumes (whatthehell), já recebi vários comentários maldosos, mas nunca fiquei muito triste por causa disso. Muita gente só faz isso porque não tem mais nada pra fazer, então :).
     Por outro lado, recebi vários elogios e apoios de amigas, o que me deixou (e deixa) muito feliz e morrendo de vontade de continuar a blogar e compartilhar coisas para sempre com vocês.
     Enfim, acho que tem prós e contras, e resta a você decidir se vale a pena.


     Minha meta, agora, é alcançar um número maior de leitores, fazer tutoriais mais "profissionais" e fotografar/editar com mais qualidade.
     Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários que eu tento responder ^^

6 comentários:

  1. Desde que descobri o mundo da internet (haha) leio blogs. Com o tempo fui me viciando mais e mais, e hoje em dia sou leitora assídua de mais de 100 blogs. Sempre tive o sonho de ser blogueira, mas não sei.. não me sinto boa o bastante, além de, como você citou, e eu concordo, fotos próprias são essenciais, e eu realmente não tenho talento pra fotografia :c
    Adoro o teu blog!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas se quiser criar um blog informativo, não "artístico" ou fotográfico, acho que não precisa ser Aquela fotógrafa. Se der para mostrar direitinho o que quer para o leitor, já é o suficiente :)
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei. Era algo que até pedi para ler, tenho vontade, mas me falta coragem ainda. Quem sabe um dia eu não crie um blog. Beijos e abraços. Ah, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. o ruim é quando nao tem deias do que postar :/
    sempre visito o seu blog,
    beijos

    www.vidademode.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Às vezes tenho umas crises haha
      Beijos

      Excluir

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥