-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Resenha: O teorema Katherine

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Resenha: O teorema Katherine

     Este é o terceiro livro que leio do John Green, e o que posso dizer é que estou um pouco desapontada. Já disse em outro post que tenho uma relação de amor e ódio com esse autor. Logo mais vou esclarecer por que.


     O livro conta a história de Colin, um garoto prodígio obcecado em namorar garotas chamadas Katherines (não pode ser Catherine ou Katerine, tem que ser com “K” e “th” mesmo) que acabou de se formar no ensino médio e de levar um fora de sua décima nona namorada, Katherine. Magoadíssimo e depressivo, Colin é convencido pelo seu melhor amigo, Hassan, a se distrair nas férias de verão em uma viagem de carro sem rotas e sem destino. 
     Atraídos pelo túmulo do arque duque Francisco Ferdinando, vão parar no Tennessee e conhecem uma garota chamada Lindsey e sua família e amigos, com quem iniciam uma grande amizade. A menina,é filha da dona da única fábrica da cidade de Gutshot, e convida Colin e Hassan para passarem as férias trabalhando para ela, em um serviço simples: entrevistar os moradores da cidade e ex ou atuais trabalhadores da fábrica para que estes contem suas histórias de vida. Aceitam o emprego, e todo o livro se desenrola a partir disso.


     Achei os personagens muito bem construídos, tendo seus papéis fundamentais na história e não sendo apenas simples coadjuvantes, como acontece em muitos Y.A.  Hassan, Lindsey e Colin, são pessoas bem diferentes, que tem uma sincronia muito boa juntos.  Hassan é o garoto engraçado, descontraído, sempre saindo de situações muito bem, Lindsey é adorada por todos moradores da cidade e Colin é muito inteligente, fluente em mais de dez línguas, ambos tem personalidades fortes.
     O que infelizmente não me agrada em John Green, são seus protagonistas. Mesmo em um livro com uma temática mais descontraída como esse (diferente de “Quem é você Alasca?” e “A culpa é das estrelas”) Colin muitas vezes é insuportável. Além disso, achei o livro morno. Você inicia, intermedeia e finaliza o livro esperando por um ápice na história que não acontece. Pelo menos não o percebi. Porém isso é compensado com uma narrativa que flui facilmente e que te rende risadas, inclusive com as notas de rodapé do autor.  E o fato de Colin ficar trabalhando o livro inteiro em seu teorema (que da nome ao título) não me incomodou. Achei muito interessante o que ele propõe (que não vou contar porque pode ser considerado spoiler) e o apêndice, detalhando o teorema feito por um próprio matemático, é bem divertido de ler e esclarecedor.

     Mas mesmo assim, se você é fã de John Green e ainda não leu, leia sem medo. E se ainda não leu nada do autor, sugiro que não comece por esse. Talvez “A culpa das estrelas” seja melhor para conhecê-lo.



7 comentários:

  1. Com certeza "A culpa das estrelas" é o melhor para começar... Bem, ainda não li esse mas confesso que estava esperando mais que um livro morno... Mas bem, vou lê-lo mesmo assim ^^

    isabelefarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Leia sim (: Espero que você goste mais do que eu!

      Excluir
  2. Estou terminando de ler A culpa é das estrelas e estou AMANDO! Quero ler esse e o Quem é você, Alasca?, mas não sei se ele é legal... Gostei desse!

    Anna,
    sonhandoaacordada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! A maioria das pessoas, (até as que já leram os livros lançados apenas em inglês) tem "A culpa é das estrelas" como favorito mesmo! O que eu mais gostei até agora foi "Quem é você Alasca?" mas acho o mais "pesado" pelos acontecimentos e pensamentos do livro. Mas se você arriscar ler, espero que goste (:

      Excluir
  3. nossa , minha mãe escreveu um livro faz muito tempo e a personagem principal do livro se chama catherine , vou incentivar minha mae a publicar o livro

    ResponderExcluir

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥