-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Lápis e Papel: Dicas para Desenho à Lápis

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Lápis e Papel: Dicas para Desenho à Lápis

     Primeiro, eu quero agradecer aos comentários fofos que vocês deixam nos posts: obrigada!
     Muitas meninas elogiaram meus desenhos (obrigada de novo) e pediram por dicas para desenhar. Então preparei esse post para ajudar as artistas aí.
     Quero deixar claro que você não vai aprender a desenhar, de uma hora para outra, só lendo esse post. A regra número 1 para desenhar bem é: praticar.

     Começando do básico, você precisa de: papel canson, lápis (HB é a melhor para o rascunho, e mais alguma forte, como 4B), borracha (tanto a normal quanto a fina para áreas menores), papel higiênico, cotonete, lapiseira e inspiração.
     Se você não consegue pensar em nada no momento, pegue uma foto da internet (ou sua mesmo) e use ela.

     Dicas legais:
     - Para quem nunca desenhou e acha que não consegue mesmo, é legal imprimir uma foto e treinar a copiar com um papel vegetal, só para ter uma ideia;
     - O Tumblr é a minha melhor fonte de fotos legais. Você pode achar umas interessantes no meu tumblr: perflaife.tumblr.com;
     - Deixe seus lápis beem apontados;
     - Não aperte o lápis, desenhe com leveza para não marcar;
     - O papel higiênico e cotonete servem para borrar o grafite em áreas grandes e pequenas, respectivamente, criando tons diferentes (já que não usaremos cores) e sombras;
     - Olhe fotos para identificar como "funcionam" as sombras;
     - O Tumblr tem diversos tutoriais de desenho, com dicas muito legais.

     Comece com a base do desenho no papel, só os contornos, bem de leve, um rascunho. Depois que estiver satisfeito, comece com os detalhes maiores.
     Faça um esboço de onde você sombreará e pinte de leve com o lápis; borre de leve com o papel higiênico/cotonete.
     Pinte as cores escuras com um lápis mais forte e vá pintando o desenho.
     A base, as sombras e a pintura estão prontas? Hora dos detalhes. Repasse os contornos e comece a fazer os detalhes, como os olhos (cílios, pupila...), fios de cabelo...
     Depois de tudo pronto, com a ajuda da borracha fina, apague as sombras que saíram do contorno e os erros. Você também pode apagar uma área, dando luz ao desenho, já que ele já está mais sombreado e a borracha vai apagar completamente.

     É basicamente isso, o resto é treinar, treinar e treinar. Como citei antes, o Tumblr me ajudou muito, então vou colocar abaixo uns tutoriais bons (clique na imagem para ir para o site original):

Aprendi a usar grossuras diferentes de borracha para fazer por exemplo, fios de cabelo.

Como desenhar uma boca: ajuda MUITO né?
É um estilo mangá, mas ajuda bastante a ter uma ideia.
Jeitos simplificados de desenhar tranças. Fofo vai?
Dá para pegar umas ideias legais: luz nos olhos, cílios em "cone", linha d'água...

Ajudou?
xx,
Paola.

44 comentários:

  1. Respostas
    1. eu tento "desenhar" algumas coisinhas porém n sou mt criativo , e suas dicas ajudaram bastante .
      vlw

      Excluir
    2. Eu desenho desde sempre e tenho dom pra desenho, que sorte né, mas nem todo mundo que desenha nasceu com o dom, a maioria é técnica e muito treino.

      Excluir
  2. eu to fazendo alguns rascunhos , é muito legal hahaha

    ResponderExcluir
  3. eu nao entendi nada disso.......isso é muito estranho.......eu nao gostei!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São só algumas dicas para quem quer aprimorar os desenhos...
      Que pena que não gostou, poderia falar o que não gostou para eu ir melhorando nos outros posts? :(
      Beijos

      Excluir
    2. Com a sua idade não vai entender mesmo, essas informações são pras pessoas que já desenham muito e querem aprimorar seus desenho.

      Excluir
  4. eu nunca desenhei tenho 16 anos quero aprender. e vou me esforçar .16 anos e tarde para aprender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não. Nunca é tarde, só precisa ter tempo e dedicação :)

      Excluir
  5. a idade é alguma barreira para quem quem nunca desenhou? eu tenho 16 anos e quero aprender ,as pessoas falam que o ideal é ter uma base ate os 12 anos. vc conhece alguém que começou a desenhar com essa idade? aprendeu?
    obrigado vc é uma desenhista profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para deixar claro: não desenhei nada que está no post, são tutoriais do tumblr :)
      Mas não acho que a idade seja uma barreira. O problema é que quanto mais velho, menos tempo de recreação (SEILA HAHAHA, eu acho), mas se tiver tempo e dedicação, você "aprende".
      Ah, não acho que você 'aprende' a desenhar, porque cada um tem o seu jeitinho.

      Excluir
  6. Desenhar bem e uma arte mais e difisio eu desnhava cara mais com
    O pasar do tempo enjoa vemos que
    E perda de tempo nao ganha nada
    Com isso voce concorda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pelo menos nunca enjoei, hahaha
      E acho que você ganha técnica com o treino, e se quiser trabalhar com isso (ilustração, cartooning, design...) ajuda muito :)

      Excluir
  7. legal as mãos;;; as q eu sempre faço nunca saem bom.. mãos, pés e nariz são o q sempre ficam ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para as mãos e os pés, é legal desenhar olhando para as suas, porque você pode ver de vários ângulos e o tempo todo. O nariz, uma foto para ir copiando e praticando. Uma hora fica muito bom!
      Beijos

      Excluir
  8. Adorei as dicas ,Vou tentar desenhar :))
    A pessoa não tem vocação pra desenho e entra na faculdade de arquitetura ushaushaushau .
    Adorei a menina sem nome , muito linda :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, mas arquitetura não precisa saber desenhar, sabe? Pelo menos o povo de lá me disse... Como é? Eu estava pensando em fazer.
      Beijos, obrigada :)

      Excluir
  9. Caraca , vc desenha mt bem ! Eu desenho pouco e as vezes por cima dos outros desenhos , tenho 12 anos e amo desenhar mais n sei ! hehe :( . MEIO DIFICIL ISSO ! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada (mas os desenhos desse post em especial não são meus, como eu escrevi, são tutoriais que encontrei e achei úteis ^^).
      No comecinho eu copiava os desenhos com papel vegetal (aquele meio transparente) e me divertia bastante. Isso ajuda bastante a melhorar a técnica viu?
      E se você gosta, não desista! Desenho é questão de ir treinando e aperfeiçoando, como dizem "1% criatividade e 99% suor" haha.
      Boa sorte :)

      Excluir
  10. Eu encontrei no desenho uma terapia, é onde eu esqueço de todos os problemas...
    Ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, para mim também.. :)
      Beijos

      Excluir
  11. Adoreeeei, eu desenho desde pequena, mas os pequenos detalhes nos sombreados nunca fui a fundo.
    Parabens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você curte aproveita para se aprofundar! É bem divertido ver o resultado final e comparar com os desenhos antigos hehe
      Obrigada :)

      Excluir
  12. Tem Dicas Para fazer um Olho igual o outro rs?? eu amei seus desenhos, sem nemum erro , s suas explicaçoes ajudaram muito!!!! mas quando eu desenho sai um olho torto , maior ,menos e muito diferente do outro ! Sou uma pequena artista tenho 9 aninhos e Gostooo muitiiissiiimo de desenhar , as meninas falam que eu sou a artista da Classe, mas quero aprefeiçoar meus desenhos!! tem alguma dica?? estou treinando mais e mais ainda ! e vou continuar até conseguir!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acho que é legal antes de desenhar o olho detalhado e tal fazer um esboço super simples, tipo um círculo, para o tamanho e lugar do olho. Depois que você fez, dá para ter uma noção do espaço e tamanho final, e então você faz os detalhes. Mas é questão de prática mesmo :)
      Obrigada e boa sorte com os seus desenhos <3

      Excluir
  13. ...adorei seus desenhos...tenho duas paixões.... fotografia em preto e branco e desenhos à lápis....
    abraços...

    ResponderExcluir
  14. Oi boa noite Paola, tudo bem? eu vi que seu tumblr esta fora do ar, e estava aqui procurando pessoas que trabalham com desenho, queria fazer uma surpresa pra minha namorada, e dar a ela um desenho, porem meus desenhos sao iniciantes, então queria que alguem que intende o fizesse, e procurando em blogs encontrei o seu, gostaria de saber se jha essa possibilidade e vc pode me ajudar ou não? desde ja agradeço a ateção em ler e tudo mais, vc tem mt talento no que faz, e desenho pra mim assim como fotografia sao dons, e vc o tem com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :)
      Meu tumblr não está fora do ar não... E obrigada pelos elogios.
      Sobre o desenho, seria remunerado? Estou meio ocupada e não sei se daria tempo dependendo do trabalho. Me mande um e-mail explicando direitinho que eu respondo!
      Beijos

      Excluir
  15. Eu adorei seu site eu adoro desenhar mas meio que secretamente ahhahahaahha obrigada me ajudou muito ☺️☺️☺️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Hahaha, quando você tiver coragem acho legal mostrar os desenhos. Você aprende demais ouvindo críticas e elogios :)

      Excluir
  16. Eu tenho 15 anos e desenho des dos 6 mais nuca ten tei desenhar fotos pesoas mais perso nasens d animes eu desenho deboa ue queria verseus desenhos obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  17. Eu que ria ver ceus desenhos obrigado pelas dicas


    ResponderExcluir
  18. Gostei das dicas,estou praticando...conhcendo algumas técnicas para aprimorar.

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma dúvida:o caderdo sem linhas é melhor para desenhar do que o que têm? Por que eu gosto do que tem as linhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caderno sem pauta, na minha opinião, é melhor porque não tem "obstáculos", é uma folha em branco para você fazer o que quiser. Mas eu mesma vivo rabiscando nos cadernos escolares com linhas.
      Só acho que na hora de fazer um desenho "pra valer" é melhor sem linhas.

      Excluir
  20. Muito Legal Vei. Bom Trabalho 👍

    ResponderExcluir
  21. deveria postar uns mais faceis...

    ResponderExcluir
  22. Amei, Paola! Estou aprendendo agora e seus dicas estão me ajudando muuuito! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  23. Eu estou tentando fazer desenhos mais reais, mas o único que consegui fazer foi o ator Jason Statham, não ficou perfeito mais vou continuar tentando.

    ResponderExcluir
  24. Eu desenhei o olho, ficou lindo
    amei... vou mi aperfeiçoar mais

    ResponderExcluir

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥