-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Como estou aprendendo a tocar violão sozinha + Recomendações!

terça-feira, 23 de abril de 2013

Como estou aprendendo a tocar violão sozinha + Recomendações!

     Olá pequenos músicos!
Foto/montagem super fake e brega, mas eu quis assim.
     Vocês já devem saber (ou não, mas já vão saber) que eu toco piano. Toco desde os 5 (mas não, não sou tão boa assim), e parei de ir às aulas ano passado. Meu pai toca violão desde seilá quando e eu sempre tive vontade de aprender. Alguns anos atrás, ele me ensinou a escala mais simples, daquela com dó na 3ª casa, 2ª corda, sabe? Fiquei treinando isso por muito tempo até ganhar agilidade.
     Acho que o que mais me ajudou foi ver meu pai tocar, porém ele não me ensinou (tipo, não deu aula e tals).

     Comecei para valer mesmo esse ano, quando ganhei meu próprio violão. Aqui em casa tem vários livros de violão, com os acordes e tal, que você consegue achar fácil na internet. Fui treinando todos e tentando decorar.
     Antes de tudo, treine a escala (dó, ré, mi, fá, sol, la, si, dó) e os acordes mais importantes.

     Então, fui entrando em sites como cifras ou cifrasclub e procurando tablaturas de músicas que eu curto (esse é o ponto importante): comece com uma música que você já gosta e sabe o ritmo para te incentivar e facilitar.
     Não ache que você vai tirar uma música assim, de uma hora para outra. É importante praticar todos os dias, ou quando der, para ir aprimorando.

     Os mais fáceis são as músicas de acompanhamento. Aquelas que alguém canta e o violão só toca os acordes. Mas sinceramente? Eu acho bem mais divertido tocar os fingerstyles. Você toca todo o ritmo no violão.

     A primeira música que eu tirei foi Country Roads. Quem leu esse post sabe do que estou falando (lá tem mais dicas).
     Ela não é tão difícil. No começo, você fica tipo: "What the hell, eu não vou conseguir" e vai ficar com vontade de desistir. Mas não se esqueça: ninguém está te forçando ou pressionando né? Vai no seu ritmo, pouco a pouco, devagar, até pegar o jeito.
     Pratiquei vários dias e meus dedos foram ficando mais rápidos (não sei se tive facilidade pelo fato de ter dedos ágeis pelo piano).
     A segunda que eu tirei, foi We Are Never Ever Getting Back Together, da Taylor, não achei em fingerstyle a música toda, e treinei uma versão que tem um pouco de acorde e acompanhamento e um pedacinho só com os dedos. Bem curtinha e fácil.

     Ah, é legal você aprender a ler as tablaturas. Se você está acostumado com partitura (tipo piano, teclado...), você pode procurar partituras para violão, que vão facilitar sua leitura. Entretanto, ler tablaturas não é tão difícil (é bem mais fácil do que você pensa).
     São 6 linhas, como no violão, os números são a casa que você precisa apertar (e cada número vai estar numa linha, que é a corda), as cordas que não tiverem números, você não toca. O 0 é a corda solta.
     O chans para entender a tab é que a ordem das linhas estão na verdade, ao contrário. A primeira linha é a última do violão. Isso pode te deixar confuso, mas você vai acostumando.
     Para ver um exemplo, clique abaixo:




     Exemplo: Veja essa parte:


     1. Você vai tocar as cordas 5 e 6, mas só vai apertar a corda 6 na 3ª casa.


     2. Você vai tocar as cordas 2 e 6, e vai apertar nas duas, na 3ª casa.


     Resumindo, a prática leva a perfeição. E o que você pode fazer para aprender sozinho?

     - Pesquisar na Internet e Youtube (tem vários vídeos-aula);
     - Pesquisar acordes, treinar e decorar as letras (as pestanas são difíceis mesmo, relaxem se não conseguirem de primeira);
     - Praticar um pouco todos os dias;
     - Escolher uma música que você gosta, achar a tablatura (acompanhamento ou fingerstyle) e treinar (não leia tudo de uma vez, pegue a 1ª página e vá pouco a pouco; depois de "perfeita", vá para a 2ª, 3ª...);
     - Sites legais: cifras, cifrasclub, Songsterr.
     - Violões para iniciantes: Yamaha C-40, C-45, Di Giorgio Clássico 38, Tagima Dallas. (Tenho o DiGiorgio 38 e o Dallas e recomendaria mais o Dallas: o som é incrível! Meu é de aço, mas tem de nylon também.)

Tagima Dallas | Di Giorgio Clássico nº 38
     Ufa, faltou alguma coisa? Deixem nos cometários! 
     Lembrando: Eu não sou uma professora ou profissional. Fiz esse post na intenção de ajudar iniciantes que querem aprender sozinhos (à pedido de uma leitor(a)) e mostrar como eu fiz. Não posso dizer que aprendi a tocar violão, porque estaria mentindo. Também não tenho a intenção de rebaixar ninguém ou fazer qualquer coisa ruim.

6 comentários:

  1. eu fazia aula de violão na escola, só que com o tempo eu parei e agora fico em casa tocando, é uma maravilha *-*

    ResponderExcluir
  2. Dica: quanto mais perto dos trastes (essas barrinhas do violão) vc tocar, mas fácil som vai sair ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é verdade! Obrigada por lembrar!
      :)

      Excluir
  3. eu aprendi m casa tem +/- 7 meses e já até me apresentei pra minha familia! cometi 1 errinho ou 2 mas eles gostaram. tocar é tuudo de bom. bjãao adoro teu blog! Lore

    ResponderExcluir
  4. Quero comprar um violão,qual vc me indica e como devo comprar?

    ResponderExcluir

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥