-------pinterest---- ------- Papoulas douradas: Fotografia: Dicas para fotografar bem com câmeras compactas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Fotografia: Dicas para fotografar bem com câmeras compactas

     Nem todo mundo tem câmeras profissionais ou podem comprar uma, mas isso não quer dizer que você não possa tirar fotos boas e bonitas com uma câmera compacta.
     Aqui no blog por exemplo, todas são.
     Então, para ajudar as meninas(os), blogueiras(os) ou não, a deixar suas fotos mais profissionais, vim com umas dicas que eu uso para fotografar.

     1 - Aproveite a luz natural: para a foto sair mais bonita, aproveite o sol! Tire fotos fora, ou se for tirar em ambientes fechados, abra as janelas e abuse das luzes.


     2 - Ache o melhor ângulo: nesse exemplo, eu tirei 2 fotos de livros, qual ficou melhor? A 2ª, porque o ângulo da foto, bem centralizada, valoriza a imagem e a deixa melhor de ver. Quando você vai tirar uma foto sua por exemplo, é legal a lente ficar na altura de seus olhos, para você não parecer baixinha ou gigante.


     3 - O fundo é importante: não dê atenção somente ao objeto principal, o fundo é muito importante para que uma foto saia boa. No exemplo, dá para notar que o fundo branco fica bem mais harmonioso que o fundo de uma janela né?


     4 - Fotos tortinhas: muita gente acha legal tirar aquelas fotos meio tortas, de diagonal, mas a foto fica bem mais legal de ver e apreciar, com ela reta e centralizada. Por isso que uma boa ideia é usar as grades na câmera para de ajudar, se não tiver essa ferramenta, você pode visualizar mentalmente. Mas isso não quer dizer que tirar fotos de ladinho é errado ou feio tá? Hahaha.



     5 - O efeito coringa: gosto de editar as fotos no Photoscape antes de usar no blog, fica bem melhor. Para não exagerar no efeito nem ficar muito falso, uso o efeito coringa, que é ajustar o brilho e clicar em avivar modo obscurecido (não esqueça de deixar todos os itens - contraste, desfoque, nível - no mais baixo possível).


     Eu não sou fotógrafa, nem profissional. Mas essas são as minhas dicas que podem ajudar as amadoras mundo a fora.

18 comentários:

  1. Gostei bastante da dica. Vou tentar fazer essa edição que você sugeriu no photoscape, a foto ficou perfeita parecendo que foi de camera profissional.
    Beijos, http://distanciacerta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas. São ótimas porque uma foto bonita faz toda diferenças. Beijoss http://debmachado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gosteei das dica
    E o que eu gostei foi que eu sugerir pra você e você fez
    Beijos e parabéns pela dedicaação ao blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu!
      Adoro ouvir as sugestões das leitoras :)
      Beijos

      Excluir
  4. Gostei da dica e tinha te sugerido isso para um post
    Beeijos e Parabéns para sua dedicação ao blog

    ResponderExcluir
  5. Nossa, realmente é verdade. Tinha detalhes que eu nunca tinha percebido como o da "foto tortinha"...

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana as dicas!! Vou usar todas!

    Meu blog, caso queira dar uma conferida rsrs: http://papopenteadeira.blogspot.com.br/

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil!
      Beijos

      Excluir
    2. Você fazer um tutorial sobre o efeito da última foto?

      Excluir
  7. Oi Paola !
    Suas dicas me foram muito úteis; vou tentar segui-las na próxima vez que eu fotografar. Gostei muito também dos seus tutoriais de efeitos no photoscape ( editor que eu uso). Acho que agora não tenho mais desculpas pra foto feia. rs

    Você teria alguma dica para melhor a qualidade fotos tiradas em ambientes internos a noite ?

    Beijos:*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, posso fazer um posts a respeito :)
      Beijos

      Excluir
  8. Gostei muito das dicas! Qual câmera você usa? Por obséquio! :)

    ResponderExcluir
  9. Paola, eu adoro seu blog, acompanho a bastante tempo atrás e até já apareci aqui rs... Seu blog é de muita inspiração, pq eu praticamente abandonei o meu blog, mas vejo o quanto é legal expressar o que a gente gosta, espero acompanhar "essas frescurites" até o dia em que vc aparecer... bjss

    meu pobre blog abandonado: http://minhavidacustomizada.blogspot.com.br/ :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, obrigada! Vou dar uma olhada no seu :D

      Excluir

Deixem um olá!

Leiam a FAQ antes de perguntar. E não custa lembrar das regrinhas básicas de bom senso dos comentários:

- não fique divulgando posts de blogs (principalmente quando não estão relacionados com o post comentado);
- xingamentos e ofensas sem motivo não serão aprovados; críticas e dúvidas são bem-vindas;

Os comentários que não seguirem as regrinhas não serão aprovados.

Obrigada ♥